Sensei Jorge Monteiro (Shihan)
8º Dan Instrutor Chefe de Portugal

Sensei Jorge Monteiro nasceu a 27 de Setembro de 1961 na cidade de Gaia, no norte de Portugal.
Em 1974 começou a treinar karate Shotokai num clube de escuteiros passando a treinar Shotokan em Setembro de 1976.

Em 1977 conheceu o Sensei Morio Higaonna, num estágio na cidade do Porto, a partir do qual começou a praticar Goju-Ryu. Foi também neste estágio que obteve o 1º lugar em Kumite e Kata no primeiro campeonato de Goju-Ryu em Portugal.

Em 1979 participou no primeiro Gasshuku Internacional de Goju-Ryu, em Inglaterra (Poole), durante o qual foi fundada a I.O.G.K.F. (International Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Federation).
Em 1980 é graduado 1º Dan pelo Sensei Morio Higaonna, durante um estágio europeu, em Espanha e em 1984 foi seleccionado pela Federação Nacional de Karate e participou no 19º campeonato da Europa da WUKO (World Union Karate-Do Federation) em França.

Em 1987 é diplomado Instrutor de 2º Grau pela Comissão Directiva de Artes Marciais.

Em 1988 é escolhido para Instrutor Chefe de Portugal pelo Sensei Morio Higaonna. Em 2000 é graduado 6º Dan, pelo Sensei Morio Higaonna, em Portugal e nomeado membro do Shikoin Kai, Comité Executivo da IOGKF, na Suécia.

Em 2004 é lhe atribuido o título de Shihan pelo Sensei Morio Higaonna.

Em 2006 é graduado 7º Dan, pelo Sensei Morio Higaonna, em Okinawa, Japão.

Em 2016 é graduado 8º Dan, também pelo Sensei Morio Higaonna, em Okinawa, Japão.

Arbitrou diversas vezes nos campeonatos nacionais da F.P.K.D.A. (Federação Portuguesa de Karate e Disciplinas Associadas), F.N.K.-P. (Federação Nacional de Karate - Portugal) e em campeonatos mundiais da I.O.G.K.F.