Sensei Morio Higaonna (Shihan)
10° Dan, Mestre Supremo IOGKF

Higaonna Sensei nasceu em Okinawa no dia de Natal em 1938. Como um jovem garoto, ele treinou com o seu pai um outro estilo de Karate e foi imediatamente levado pelo que viu e aprendeu.

Logo depois ele começou a treinar com um amigo de escola, Tsunetaka Shimabukuro Sensei, no seu jardim na frente de casa. Shimabukuro falou a Higaonna Sensei do imenso poder do Goju -ryu e que ele deveria se juntar ao “dojo jardim” de Miyagi Chojun Bushi. Assim, aos 16 anos, e com as apresentações apropriadas organizadas, o jovem Higaonna apresentou-se no “dojo jardim” de Miyagi Bushi para treinar.

Miyagi Bushi tinha acabado de falecer, mas um dos alunos mais velhos disse a Higaonna Sensei que An'ichi Miyagi era o mais conhecedor, para ir e aprender com ele. Aqui começou um longo relacionamento entre Higaonna Sensei e o seu professor, Mestre An'ichi Miyagi. An'ichi Sensei era um discípulo direto de Miyagi Bushi e passou longos períodos de treino intensivo com ele em sua casa, no lendário "dojo jardim" de Chojun Miyagi Sensei. Quando seu mentor, An'ichi Sensei, partiu para trabalhar no mar, Higaonna Sensei decidiu também viajar, para ver mais do mundo. Ele ingressou na Tokyos Takushoku University e abriu o lendário "Yoyogi dojo" em Tóquio.

Yoyogi se tornaria um dos mais famosos e concorridos dojos, por estrangeiros no mundo durante a década de 1970 e início dos anos 1980. Higaonna Sensei começou a ser bastante conhecido e ganhou a reputação de “homem mais perigoso no Japão em uma luta real”.

Em Julho de 1979, em Poole, Inglaterra, Higaonna Sensei fundou, com a permissão de muitos dos alunos do último ano do Sensei Chojun Miyagi, a International Okinawa Goju-Ryu Karate-do Federation (IOGKF) uma federação dedicada a difundir o verdadeiro Karate, a sua filosofia e os ensinamentos de Miyagi Chojun Sensei por todo o mundo. Hoje, a IOGKF tem mais de 50.000 membros em mais de 50 países diferentes.

Higaonna Sensei volta a viver em Okinawa, onde, desde então, criou o famoso Higaonna Dojo onde aprimura instrutores, como o Sensei Bakkies Laubscher, Kazuo Terauchi , George Andrews, Ernie Molyneux, Nakamura Tetsuji , só para citar alguns.

Ele viaja regularmente a nível internacional para realizar seminários em todo o mundo, com a ajuda de alguns de seus mais antigos e dedicados alunos. A um ser tão humilde quanto qualquer ser humano poderia ser e é um verdadeiro mestre das artes marciais. Ele foi graduado 10º Dan, em Setembro de 2007 pelos seus mestres, Mestre An'ichi Miyagi e Mestre Shuichi Aragaki - ambos descendentes diretos do Sensei Chojun Miyagi, fundador do Goju-Ryu Karate. Higaonna Sensei hospeda um festival mundial de artes marciais (World Budosai) a cada quatro anos em Okinawa. Estes são alguns dos maiores Gasshukus do mundo com mais de 1000 participantes presentes nos últimos anos.

No dia 8 de Maio de 2013, o Governo de Okinawa homenageou Higaonna Sensei com um prêmio reconhecendo-o como um Tesouro Cultural Intangível para a ilha de Okinawa, pelos seus muitos anos de dedicação e preservação do Goju-Ryu Karate-do como uma parte importante da cultura de Okinawa. Esta é uma honra muito raramente concedida.